Backup e Recovery – Qual é a melhor solução para empresas?

Segurança é um dos assuntos mais importantes para quem trabalha com TI. Isso porque a proteção de dados e informações corporativas ganhou um novo patamar neste ano. Aqui no blog já falamos sobre como a pandemia e a grande adesão do home office prejudicaram alguns protocolos e abriram portas para invasões e ataques de cibercriminosos. Com isso, aquele trabalho que levou anos para ser desenvolvido pode acabar em segundos. Ou não, se a sua empresa tiver uma solução eficiente de backup e recovery que dê conta do recado.

Estratégia de backup é o caminho

Seja uma microempresa ou uma grande corporação, ninguém está livre de passar por problemas como ter um arquivo importante do projeto corrompido, uma atualização de software mal feita, vírus, invasão ou até mesmo uma falha de hardware. Por isso, ter em mãos uma cópia atualizada do seu servidor (ou servidores) se torna indispensável para quem não quer perder tempo, nem dinheiro.

Para evitar o pior, é necessário criar primeiro uma estratégia de backup, que pode seguir algumas regras indicadas pelos especialistas em segurança mundo afora, tais como:

Regra 3-2-1: manter sempre três cópias de backup, em pelo menos dois tipos diferentes de mídia, e uma fora do ambiente de trabalho (como a nuvem, por exemplo). O backup em nuvem é altamente recomendável e seguro para evitar qualquer perda de dados.

Definir níveis de importância: dados mais críticos para os projetos seguirem operantes podem ter uma frequência maior de backup, enquanto outros podem ser feitos com menos frequência. Essa decisão também ajuda a otimizar os recursos do servidor na execução das tarefas de backup.

Automatizar e revisar periodicamente os protocolos: para que o processo de backup tenha continuidade e rotina, é possível automatizar a realização do mesmo, sendo necessária uma revisão dos procedimentos periodicamente em caso de mudança de prioridades e adição de novos dados.

Veeam e Under

Para automatizar e realizar o backup dos seus dados, é necessário contar com uma plataforma de gestão de backup e restore. O Veeam é uma das soluções mais utilizadas no mundo inteiro, estando à frente por nove vezes seguidas no quadrante de Líderes da Gartner. A plataforma oferece não só uma proteção de dados de alto desempenho, como também um fácil gerenciamento dos recursos.

Por ser líder de mercado no segmento, a Under tem o Veeam como solução de backup para seus clientes. A integração com VMware, e a possibilidade de realizar migração de dados entre VMs e hipervisors, bem como ter Disaster Recovery e replicação, ampliam ainda mais a segurança dos dados de servidores dedicados e cloud em nossos datacenters. Se você quer saber mais sobre as nossas soluções em backup e recovery, entre em contato com nossa equipe.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais