Ataque DDoS – O que é e como funciona

Os ataques DDoS, também conhecidos como ataques distribuídos de negação de serviços, fazem parte do conjunto de preocupações que os gestores de TI possuem com a segurança de seus sistemas. Entender como funciona esse tipo de ação ajuda na prevenção e na criação de protocolos de prevenção.

O que é um ataque DDoS?

Um ataque DDoS tem o objetivo de desestabilizar ou inviabilizar um serviço na internet (uma aplicação ou um site) através de múltiplas requisições de acesso ao mesmo tempo. A invalidação acontece por sobrecarga: o grande número de acessos pode afetar os recursos de processamento do servidor ou obstruir a conexão do mesmo com a rede. É como se você tivesse uma casa onde podem ficar dez pessoas por vez, e de repente aparecem mil pessoas na porta querendo entrar.

Muitos desses acessos múltiplos acontecem através de computadores infectados com algum tipo de vírus ou programa malicioso, criando uma verdadeira rede de máquinas zumbis. Basta o coordenador do ataque definir o alvo que as máquinas zumbis atacam todas de uma vez.

Por que esse tipo de ataque é perigoso?

Por usar diversas maquinas ao redor do mundo, dificilmente se descobre de onde partiu o ataque ao servidor. Dependendo da intensidade do ataque, o acesso ao serviço alvo pode ficar lento, derrubar o servidor ou abrir brechas para vulnerabilidade. Os motivos para se tornar uma vitima podem ser variados: desde uma ação de um concorrente antiético até sequestro de dados (os ataques são interrompidos mediante pagamento).

Apesar de ser um ataque mais comum em sites de jogos e compras on-line, qualquer serviço disponível na internet pode enfrentar esse problema.

Proteção Anti-DDoS na Under

Por entender a gravidade desse tipo de situação, a Under oferece aos seus clientes uma proteção anti-DDoS de até 10Gbps. Com isso, é possível identificar um ataque coordenado e agir rapidamente para bloquear as requisições maliciosas, sem sobrecarregar a banda de conexões e os recursos do servidor. Fale com a nossa equipe e amplie sua segurança.

Deixe um comentário

    Assine nossa newsletter e fique por dentro do que acontece na Under.

    Conteúdos Adicionais

    Managed Hosting_Leader
    Como migrar dados da sua empresa com segurança: guia definitivo

    Redes sociais